top of page

Como funciona a terapia psicanalítica?

A psicanálise é um método terapêutico que nos convida a mergulhar nas profundezas da mente humana, desvendando padrões de pensamento e comportamentos que muitas vezes são inconscientes. Ela tem suas raízes no trabalho do famoso psicanalista Sigmund Freud. 

Qual é o objetivo da psicanálise?

Seu objetivo é explorar as causas dos problemas emocionais e psicológicos, buscando compreender a pessoa como um todo. Essa abordagem terapêutica acredita que muitos dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos são influenciados por experiências passadas, especialmente aquelas que ocorreram na infância.

Como são as sessões de psicanálise?

Durante as sessões, o paciente é incentivado a falar livremente, sem censura, sobre seus pensamentos, sonhos, fantasias, desejos e preocupações. Essa técnica é conhecida como "associação livre" e visa revelar conteúdos inconscientes que podem estar influenciando seus conflitos internos.

O que faz o psicanalista?

O papel do psicanalista é ouvir ativamente, observar os padrões recorrentes nas palavras e nos silêncios do paciente, e oferecer interpretações e insights para ajudar o paciente a entender os motivos subjacentes aos seus problemas emocionais e comportamentais. Essas interpretações buscam trazer à consciência conteúdos que antes estavam reprimidos ou desconhecidos, promovendo uma compreensão mais profunda de si mesmo.

Quanto tempo dura a terapia psicanalítica?

Um aspecto essencial da psicoterapia psicanalítica é o tempo. É um processo que ocorre ao longo de várias sessões,  geralmente realizadas semanalmente, que podem levar vários meses ou até mesmo anos. O tempo dedicado à terapia oferece ao paciente a oportunidade de refletir, processar e assimilar os insights obtidos nas sessões.
Ao longo do tempo, a psicoterapia psicanalítica visa ajudar o paciente a integrar aspectos inconscientes de si mesmo, compreender seus padrões de comportamento e relacionamentos, e promover mudanças significativas em sua vida emocional, interpessoal e pessoal.

Qual a diferença entre psicólogo, psicanalista e psiquiatra?

O psicólogo é um profissional formado em Psicologia ao longo de 5 anos. Se concentra nos aspectos emocionais e comportamentais dos pacientes, por meio de técnicas e métodos de diversas abordagens, sendo as mais comuns, terapias comportamentais (análise do comportamento e terapia cognitivo comportamental TCC), terapias humanistas e psicanálise.

O psicanalista tem uma abordagem mais aprofundada e orientada para a compreensão dos processos inconscientes que influenciam nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. A psicanálise é uma ciência independente da psicologia, geralmente os psicanalistas são psicólogos ou médicos que se especializaram ao longo de anos além de sua formação base.

O psiquiatra é um médico que se especializou em psiquiatria. Após concluir o curso de Medicina, eles realizam uma especialização na área de saúde mental. Os psiquiatras são capacitados para fazer diagnósticos, prescrever medicamentos psicotrópicos e oferecer tratamentos médicos para transtornos mentais e emocionais.

bottom of page